sábado, 16 de outubro de 2010

Profissão: Educador

"Como é bela a diversidade, ainda mais se for de conhecimento! Mas para que isto sirva de algo, é necessário que sempre estejamos dispostos a aprender!" (16/10/2010)

A educação, uma pluralidade

De pessoas, as quais são as mais importantes neste processo. O profissional da educação deve ter tatuado em sua testa que a educação é feita de pessoas e para as pessoas. Todos são diferentes, porém nenhum personagem deste processo é melhor ou pior, somente peculiares.
De histórias: cada indivíduo que participa de uma aula traz muitas experiências, expectativas e esperanças consigo. É preciso estar atento a isto, e permitir-se mais.
De conhecimentos, que são muitas vezes categorizados ("polular e científico") diante de alguns critérios, mas que influenciam por igual a relação no processo do aprender.
De acontecimentos: durante uma aula a vida ainda está em transformação, e isto faz das experiências momentâneas novos saberes e aprendizados.

Do que mais? De muito mais!

Diante de todas as minhas experiências com a educação, estou chegando a uma conclusão: Necessitamos de uma nova profissão: Educador! Este deve ser em algumas circunstâncias professor, em outras somente um guia, em outras um entusiasta, em outras um pesquisador.... ou seja, a profissão Educador exige pluralidade de saberes e conhecimentos.

"Um educador baseia-se em um tripé: Pesquisa, Prática e Estudo".

"São 3 palavras para um educador: Entusiasmo, Compaixão e Sabedoria".

"Cadê a ciência popular?"

Inspirações:
Pedagogia da Org. Sri Sathya Sai
Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Educação e Neurociências
Projeto de Ensino Interdisciplinar Comunitário - PEIC
Sou educador, quero publicar minha experiência! Clique aqui!




*"!Aumente este texto, Comente

Nenhum comentário:

Postar um comentário